sábado, 10 de setembro de 2011

Do e-learning ao mobile-learning, uma viagem de ida e de volta

 
Uma das premissas do elearning é aprender em qualquer altura e em qualquer lugar. As práticas em elearning dependem, cada vez mais, da existência de tecnologia que mantenha os intervenientes no processo constantemente ligados ao mundo e às suas novidades.
Costumamos utilizar um computador para nos ligar à Internet, mas não podemos andar sempre com um computador portátil ligado e a tiracolo, mesmo que seja um netbook. Já estamos habituados e não prescindimos de levar no bolso o "telemóvel", dispositivo que agrega quase todas as funcionalidades de entretenimento e produtividade que vamos precisando. No entanto, o telemóvel tem um ecrã pequeno.
Estuda-se a utilização de dispositivos móveis na aprendizagem e existem exemplos de materiais educativos criados ou adaptados para estes dispositivos de ecrã reduzido. Mas continuamos a ver o elearning ligado a ecrãs de formato maior.
Para onde caminha o elearning? Que tecnologia vamos utilizar no futuro próximo?
O elearning e o mobile-learning vão-se tornar um só e no futuro vamos utilizar dispositivos de bolso.
Palavras chave:  mobile-learning, elearning, m-learning, e-learning, iPad, iPhone

VIAGEM DE IDA

A partir do ano 2000, a literatura sobre m-learning aumentou quase diariamente (Ally, M. 2009, pg 184), assim como têm sido realizados diversos seminários/encontros dedicados ao m-learning. O que demonstra como a comunidade científica tem vindo a dedicar atenção à aprendizagem em que a distribuição de conteúdo se efectua através de dispositivos que são autónomos da corrente eléctrica e suficientemente pequenos para nos poderem acompanhar a toda hora e em qualquer lugar (tais como o PDA, Tablet Pc, e-book e telemóveis) (Ally, M. 2009, pg 184).

A utilização destes dispositivos permite aproveitar os tempos mortos do nosso dia a dia para momentos de aprendizagem, mas para que isso possa acontecer teremos de ter um terminal  disponível "no bolso". A maioria do que é publicado na internet é realizado para ecrãs de grande formato (800x600, 1024x768 ou mais recentemente 1280x1024 pixels) o que torna difícil a sua leitura nos dispositivos com um ecrã pequeno. Não devemos estranhar continuarmos a desenvolver para esta escala pois é a que estamos mais habituados a utilizar em computadores. Veja-se um exemplo recente: foi pedido a um grupo de alunos de um mestrado em pedagogia de elearning para definir parâmetros para a redacção de artigos a publicar numa revista virtual e estes estabeleceram que os artigos deveriam ser publicados em tamanho A4, com letra de tamanho 12 e espaçamentos entre linhas de 1,5...  A maioria dos cursos em formato elearning que conhecemos está desenvolvida para dispositivos de ecrã grande e para ligações rápidas à internet. No entanto, podemos encontrar a nível comercial alguns cursos para dispositivos pequenos, veja-se na fig. 1 uma imagem publicitária de cursos
preparados para "telemóveis".


Fig. 1- Exemplo de aplicações comerciais. Garg, Amit (29-07-2010).

A empresa responsável por esta publicidade (link) anuncia aplicações realizadas à medida para vários dispositivos móveis que incluem questionários a partir de SMS, jogos didácticos, livros, acesso a LMS via browser ou aplicações próprias, para além do que chamam de realidade aumentada com utilização de geo-localização.

É um facto que boa parte da população possui um ou dois telemóveis. A Ericsson, uma das principais produtoras de telemóveis, acredita que, em 2015, o número de utilizadores de banda larga móvel poderá atingir os 3,8 mil milhões (link).

O telemóvel parece ser o dispositivo ideal por estar sempre ligado e por estar sempre disponível no nosso "bolso". Quando falamos hoje em telemóvel, devemos pensar não apenas num dispositivo para comunicações telefónicas, mas também num dispositivo que engloba máquina fotográfica digital, máquina de vídeo, capacidade de armazenamento, ligação à Internet, leitor de mp3 e de mp4, GPS, leitor de documentos, agenda pessoal, ... ou seja, um dispositivo que engloba todo o equipamento digital que podemos precisar ao longo do dia. Como a população está cada vez mais ligada às redes sociais (link), os novos serviços disponibilizados pelas operadoras de telemóveis permitem para além de ligações à Internet, conexões com o msn, o facebook ou o twitter.

A evolução dos equipamentos tem sido uma constante e todos os meses surgem notícias que colocam os equipamentos móveis no centro de disputas comerciais e com elas novas funcionalidades e redução de preços. Embora pareça utópico, é possível uma redução substancial dos preços,  veja-se a notícia de computadores portáteis a 8€ (link). A disputa comercial entre operadoras veio ajudar a resolver o problema da velocidade de acesso à internet nos dispositivos móveis. Cada operadora anuncia disponibilizar maior velocidade de acesso que a concorrência, já se anunciam  velocidades até 43,2 Mbps (link) e estão em estudo velocidades de 150 Mbps (link). Com estas velocidades de acesso através de telemóvel, mais rápidas do que boa parte das actuais ligações fixas, até é possível colocar emissões de tv online nos dispositivos móveis.  Não precisamos mais de estar em casa ou no escritório para aceder com velocidade à Internet.

Para colmatar as dificuldades sentidas com os pequenos ecrãs têm surgido no mercado novos dispositivos como o iPad.  A utilização do iPad começa a ser cobiçada até em regimes de aprendizagem presencial, veja-se o caso de uma escola do Tennessee onde todos os alunos dos 4 aos 12 anos de escolaridade têm de possuir um iPad (link). Verifica-se também que algumas escolas japoneses estão a tirar partido das capacidades da consola portátil Nintendo DS e a utilizá-las nas aulas do ensino presencial (link). Parece lógico que, se utilizamos dispositivos móveis no ensino presencial, então, por maioria de razão os podemos/devemos utilizar no ensino a distância.

Estamos a assistir a um ponto de viragem no mercado. Alguns analistas prevêem que, em 2011, o número de smarthphones, tablets e netbooks vendidos ultrapasse o número de PC vendidos (link).

Uma das boas utilizações dos dispositivos com ecrã pequeno está na reprodução/criação de audio-video podcasts (nome que vem de uma funcionalidade criada para os pequenos aparelhos mp3 da Apple, os ipod). As universidades começam também a criar, neste formato, material gratuito e com qualidade, como é o caso da Universidade de Coimbra que aderiu ao iTunesU (link). Outra boa utilização para os dispositivos móveis é a sua utilização como guia interactivo para museus, por exemplo, o museu Kröller-Müller utiliza podcast (link). Graças à capacidade do GPS, os terminais móveis podem ser utilizados como guias interactivos para exploração de cidades ou de outros espaços abertos, com aplicações à história, geografia, geologia, biologia, artes, etc.

Estão criadas as condições para a criação de conteúdos e actividades para terminais com ecrã pequeno. O livro publicado em 2009 pela Universidade de Athabasca: "Mobile Learning: Transforming the Delivery of Education and Training" pretende ser um livro de referência para estudo universitário, contém textos de vários investigadores na área do mobile learning e apresenta sugestões para criar cursos adaptados a ecrãs pequenos. Também escrito por vários especialistas, o livro publicado em 2010, "Multiplatform e-learning systems and technologies : mobile devices for ubiquitous ICT-based education"  descreve exemplos onde já se aplica o mobile-learning. Em Portugal, são vários os estudos publicados sobre a utilização de dispositivos móveis no ensino, Adelina Moura e Ana Carvalho (2009) enumeram algumas actividades propostas aos alunos: a escuta de podcast, uma competição pela melhor fotografia, uma competição pelo melhor vídeo, a gravação de uma apresentação oral, a escrita colectiva de um poema via sms e a construção de um dicionário (link).



VIAGEM DE VOLTA

Para onde caminha o elearning? Que tecnologia vamos utilizar no futuro próximo?

A viagem de ida do e-learning para o m-learning parece ser uma realidade que teremos de aceitar e aproveitar. Contudo,  quando pensamos em elearning, pensamos em LMS, fóruns de discussão, wikis, blogues e outras ferramentas da Web 2.0, criados para ecrãs grandes. Ainda há pouco tempo, não existia internet móvel com velocidade apropriada, os dispositivos móveis tinham pouca capacidade de processamento e armazenamento o que impossibilitava o trabalho com estas ferramentas. Felizmente,  apesar de algumas limitações provocadas pelo tamanho do ecrã, já é possível utilizar estas ferramentas em alguns dos novos equipamentos. Num equipamento com ecrã tipo iPad, podemos utilizar o e-learning tal como o vemos num computador (admitindo que as aplicações em flash funcionam no equipamento). O inconveniente do iPad será o de não caber no bolso e portanto não estar sempre disponível. Em alternativa, podemos utilizar um dispositivo mais pequeno do tipo iPhone que possui um ecrã com 960x640 pixels (link). É provável que os futuros telemóveis (de qualquer marca) possuam ecrãs ainda com maior definição ou até ecrãs desdobráveis como o da Nintendo GS. Poderemos então trazer o e-learning no bolso e não será mais necessário criar materiais para dispositivos de ecrã pequeno. Falta pouco para podermos falar na viagem de volta do m-learning para e-learning. No futuro, vamos utilizar novos dispositivos de bolso e continuar a utilizar o termo elearning com prefixo e sem necessidade do prefixo m. Enquanto não tomarmos consciência desta viagem de volta, devemos continuar a estudar o mobile-learning e o seus impactos na sociedade e na aprendizagem, pois os conceitos que o envolvem moldarão o futuro do elearning.

REFERÊNCIAS

Mobile Learning: Transforming the Delivery of Education and Training. AU Press, Athabasca University. Disponível em: http://www.aupress.ca/index.php/books/120155

Moura, A. e Carvalho, A. (2009). Mobile learning : two experiments on teaching and learning with mobile phones. In HIJÓN-NEIRA, R. (ed.)  in “Advanced Learning.” Vukovar : In-Teh, 2009. ISBN 978-953-307-010-0. p. 89-103. disponível em http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/10079
Goh, Tiong T. (2010). Multiplatform e-learning systems and technologies : mobile devices for ubiquitous ICT-based education. Hershey. ISBN 978-1-60566-704-1 (ebook).

Pereira, A. Pedro (11-02-2011). iPhone capacidades para elearning. eEducandu. Disponível em http://eeducandu.blogspot.com/2011/02/iphone-capacidades-para-elearning.html [acedido em 11-02-2011].

Pereira, A. Pedro (09-02-2011). Escola obriga alunos a utilizar iPad. eEducandu. Disponível em http://eeducandu.blogspot.com/2011/02/escola-obriga-alunos-utilizar-ipad.html [acedido em 09-02-2011].

Pereira, A. Pedro (20-01-2011). Utilização de uma Nintendo gs na sala de aula. eEducandu. Disponível em http://eeducandu.blogspot.com/2011/01/utilizacao-de-uma-nitendo-gs-na-sala-de.html [acedido em 09-02-2011].

Pereira, A. Pedro (14-01-2011). Universidade de Coimbra no iTunes U. eEducandu. Disponível em http://eeducandu.blogspot.com/2011/01/universidade-de-coimbra-no-itunes-u.html [acedido em 09-02-2011].

Pereira, A. Pedro (11-01-2011). 3,8 mil milhões de utilizadores da banda larga móvel em 2015. eEducandu. Disponível em http://eeducandu.blogspot.com/2011/01/38-mil-milhoes-de-utilizadores-da-banda.html [acedido em 09-02-2011].

Pereira, A. Pedro (13-10-2010). Internet Móvel: com velocidades até 43,2 Mbps. eEducandu. Disponível em http://eeducandu.blogspot.com/2010/10/internet-movel-com-velocidades-ate-432.html [acedido em 09-02-2011].

Pereira, A. Pedro (23-07-2010). Computador a 27€ podendo chegar aos 8€. A cibercultura está perto da maioridade. eEducandu. Disponível em http://eeducandu.blogspot.com/2010/07/computador-27-podendo-chegar-aos-8.html [acedido em 09-02-2011].

Casa dos Bites (09-02-2011). Mais de metade dos dispositivos vendidos em 2011 serão "não-PC". TeK. Disponível em http://tek.sapo.pt/noticias/computadores/mais_de_metade_dos_dispositivos_vendidos_em_2_1128638.html [acedido em 10-02-2011].

Oliveira, P. (27-01-2011). Optimus consegue 150 Mbps em LTE. Exame Informática. Disponível em

Garg, Amit (29-07-2010). mLearning Demand Is Growing. Upside Learning Blog. Disponível em http://www.upsidelearning.com/blog/index.php/2010/07/29/mlearning-demand-is-growing [acedido em 09-02-2011]. 

 

Nota: A figura 1 foi obtida do site: mLearning Demand Is Growing. Upside Learning Blog. Disponível em http://www.upsidelearning.com/blog/index.php/2010/07/29/mlearning-demand-is-growing [acedido em 09-02-11]. Trata-se de uma imagem publicitária de uma empresa comercial, foi pedido autorização ao autor do site para utilizar esta imagem para um trabalho académico do qual um extrato seria publicado neste blogue (a resposta foi positiva).

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