quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Internet Móvel: com velocidades até 43,2 Mbps

A Vodafone passou a disponibilizar aos seus clientes um serviço de banda larga móvel sobre a tecnologia HSPA Dual Carrier com velocidades até 43,2 Mbps.

Esta tecnologia está apenas disponível na capital e dentro de poucos meses estará disponível nas principais cidades (tinha algumas dúvidas que chegasse a todos os vales e encostas, mas parece que vamos ter um novo satélite europeu para cobrir todo o território ver link). Paralelamente nos estados unidos está a ser estudado como levar a internet móvel a 98% da população (ver link).

Com um tráfego ilimitado,os clientes da Vodafone poderão fazer o download de um ficheiro MP3 de 5MB em menos de um segundo, de um videoclip de 35MB em menos de seis segundos ou o download de um filme de 800 MB em menos de dois minutos.


Muito, muito mais rápido que a velocidade que temos hoje nas nossas escolas básicas e secundárias, onde apesar da "dita" fibra óptica instalada há mais de um ano, o acesso à Internet chega a parar para desespero de quem precisa dele na sala de aula. Por vezes parece que a aula está ligada por um modem de "encostar ao telefone" com velocidades de 300 Bps (menos de 0,3Mbps).













 (actualização em Janeiro 2011)
A Optimus conseguiu atingir os 150 Mbps de download e 60 Mbps de upload em banda larga móvel usando a tecnologia LTE. (ver link)

0 comentários:

Enviar um comentário