quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Utilização de uma Nintendo gs na sala de aula

Pesquisando a web encontramos várias referências à utilização da consola portátil Nintendo GS na sala de aula, existe mesmo um projecto em funcionamento em algumas escolas japonesas (veja aqui). Esta consola já vendeu milhares de unidades é utilizada principalmente para jogos, mas o catálogo universal com aplicações de auto-aprendizagem é vasto, por exemplo, a Porto Editora tem no seu catálogo um aplicativo para aprendizagem de música (ver aqui).
Está prevista para os próximos meses uma nova consola com mais funcionalidades (ver aqui) o que permitirá aumentar as possibilidades desta consola portátil como recurso educativo.

As imagens seguintes de um ambiente de sala de aula foram obtidas deste site em Japonês:
utilização de uma nintendo gs na sala de aula, sigam o link para o resumo da aula.
Graças ao tradutor da Google todos podemos ler em japonês ;)



Ecrã do aluno:  Ecrã do professor:
i
i
i
i

Aplicações deste tipo podem ser realizadas com outros dispositivos móveis. O conceito apresentado pela consola da Nintendo é interessante por aliar uma ferramenta utilizada para jogar com o ensino, de certa forma o mesmo se passa com o iphone e o ipad (e dispositivos concorrentes) que no fundo são máquinas de "entretenimento" disfarçadas em dispositivos para utilização profissional (que também executam) e podem ser utilizados como ferramentas pessoais de gravação/edição/publicação que podemos transportar no bolso ao lado do velho canivete suiço.

0 comentários:

Enviar um comentário