quarta-feira, 5 de maio de 2010

Três Exemplos de Repositórios/Fontes Online de REA

É um portal português para divulgação de REAs para os ensinos básico e secundário.

Trata-se de um portal de e para professores, na inscrição é pedido o nome da escola.

Podemos fazer pesquisas, tem uma classificação por estrelas, nº de downloads, breve descrição do REA, e temos a certeza de ter sido revisto por especialistas.

As palavras de introdução que podemos ler no portal, dizem tudo:
OBJECTIVO DO PORTAL
Estamos a recolher aqui materiais para servir os professores de ciências no ensino básico e secundário. Aos professores e investigadores que tenham desenvolvido materiais, oferecemos esta plataforma de divulgação do seu trabalho, depois de o passarmos por uma avaliação científica e didáctica. Todos os utilizadores registados poderão:
- Utilizar os materiais aqui depositados, sabendo que todos foram previamente avaliados sob o ponto de vista científico e didáctico;
- Encontrar endereços de outros portais relevantes, depois de analisados, escolhidos e comentados;
- Depositar os materiais que desenvolveram, para as suas aulas, para poderem partilhar a sua utilização com outros professores;
- Debater problemas educativos específicos;
- Verter as suas experiências num debate alargado;
- Procurar instrumentos de auto formação.

Como a referência que coloquei antes apenas existem recursos para as ciências e é um portal para professores, decidi pesquisar por um mais universal nos conteúdos e que ao mesmo tempo também pudesse ser acessível por todos.

Encontrei este repositório em Inglês, que procura contributos de todo o mundo ( claro que os utilizadores poderão não conhecer o local ou não querer contribuir...). Tem neste momento os seguintes números:
Subject Areas Arts (1740) ; Business (783) ; Humanities (6729); Mathematics & Statistics (3098) ; Science & Technology (17691) ; Social Sciences (5347) 
Grade Levels Primary (7787) ; Secondary (13017) ; Post-secondary (19968)
Relativamente a um material o utilizador pode por exemplo: colocar TAG, deixar comentários, atribuir uma classificação, deixar notas privadas.
 
Cada recurso está também classificado de acordo com o tipo de alterações que podem ser feitas ao recurso No Strings Attached ; Remix and Share ; Share Only ; Read the Fine Print
O futuro do elearning pode passar pela fundação image uma fundação que se preocupa com a educação a nível mundial (veja por exemplo o vídeo Growing a Better Future: Sweet Potatoes in Africa).


No meu ponto de vista, Bill Gates é uma das pessoas indicadas para promover um repositório de REAs a nível mundial. Para além de ser a figura mundial na área da informática, possui recursos financeiros e uma grande facilidade em encontrar os recursos técnicos.


Nesta entrevista, Bill Gates refere que: "Open Courseware Is Good but Needs Improvement" e que "The fragmented world of open courseware should be transformed into 'a worldwide resource ' "

e aponta-nos o sitio: Open learning Initiative onde podemos encontrar um conjunto de cursos/materiais de qualidade sob licença Creative Commons.

0 comentários:

Enviar um comentário