Coloquei há pouco, neste blogue, uma mensagem com o título:Escola obriga alunos a utilizar iPad.
Será que a escola deveria obrigar os alunos a utilizar um dispositivo do tipo "ipad" ?
Veja este vídeo e depois responda a esta questão:
sábado, 26 de fevereiro de 2011
sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011
CAEL - Reflexão final - Bibliografia - Links
|
Este capítulo faz parte do meu e-portefólio de CAeL. Na figura acima cada objecto laranja possui um link para um capítulo.
Na figura seguinte, estão representadas as cinquenta palavras que mais se repetiram neste e-portefólio e que indicam o conteúdo do mesmo. O tamanho de cada palavra está relacionado com o número de vezes que está escrita neste portefólio.
[ imagem obtida com o wordle ]
Na figura seguinte, estão representadas as cinquenta palavras que mais se repetiram neste e-portefólio e que indicam o conteúdo do mesmo. O tamanho de cada palavra está relacionado com o número de vezes que está escrita neste portefólio.
[ imagem obtida com o wordle ]
Sobre o temas
Quando me inscrevi nesta unidade curricular, não conhecia os temas que ia estudar. Escolhi esta unidade optativa em detrimento da unidade curricular Psicologia e Internet (que também me interessava) porque pretendia adquirir conhecimentos na área da avaliação online.
Não fazia ideia que, nesta unidade, iria estudar a qualidade dos cursos, pensava antes que iríamos trabalhar mais na avaliação dos alunos em contexto online. Contudo, estou totalmente de acordo com os temas escolhidos, pois a qualidade dos cursos influencia a avaliação dos alunos e vice versa - fiquei consciente da necessidade de seleccionar os alunos para os cursos online. De facto, existe uma teia de factores que influenciam a qualidade do ensino/aprendizagem.
Não fazia ideia que, nesta unidade, iria estudar a qualidade dos cursos, pensava antes que iríamos trabalhar mais na avaliação dos alunos em contexto online. Contudo, estou totalmente de acordo com os temas escolhidos, pois a qualidade dos cursos influencia a avaliação dos alunos e vice versa - fiquei consciente da necessidade de seleccionar os alunos para os cursos online. De facto, existe uma teia de factores que influenciam a qualidade do ensino/aprendizagem.
A avaliação das participações dos alunos parece estar também relacionada com o número de alunos por tipo de actividade, fui ganhando essa consciência com o decorrer deste mestrado e é um dos factores que gostava de investigar.
Estou convicto que mais importante que ter adquirido as competências previstas para cada tema, foi o abrir de novos horizontes e o adquirir de ferramentas para continuar a pesquisar na área, a ferramenta mais importante que obtive foi a participação na comunidade de aprendizagem que constitui a turma. Acredito ainda que esta comunidade se poderá alargar no futuro com a inclusão dos anteriores e futuros alunos do mpel. A vantagem de publicar este portefólio no meu blogue e a minha participação na comunidade exterior, poderá contribuir para o alargar desta comunidade, com eventuais benefícios para todos.
Deixei algumas reflexões ao longo das páginas de cada tema, que não serão reflexões finais, pois mais tenho a ler e a debater sobre cada tema. Para já, deixei para cada assunto alguns links que pretendo consultar no seguimento deste estudo. Por isso, voltarei a este blogue para eventuais actualizações.
Sobre o e-portefólio
Deixei na página CAeL-Tema4 algumas reflexões sobre o uso de e-portefólios e alguns links para mais tarde retomar.
Temo que, no futuro, venha a encontrar vários defeitos neste e-portefólio,pois, de facto, este é o primeiro e-portefólio que construo. Já tinha construído um documento que chamámos de portefólio para CE embora não tenhamos aprendido como o fazer, seguimos um modelo do ano anterior. Reconheço agora que a publicação neste blogue das actividades de PPeL foi parecida com a construção de um e-portefólio.
Apesar de ter publicado no blogue, mantive as mensagens guardadas muito tempo em rascunho, pelo que não tiveram o mesmo impacto semanal que tiveram as mensagens de PPeL. Em PPeL, os alunos eram avaliados pelos comentários que efectuavam sobre os trabalhos publicados nos blogues dos colegas e sobre a forma como integravam essas sugestões para melhorar o que já tinham publicado. Sugiro uma abordagem deste tipo para a concepção/avaliação dos e-portefólios.
Para ficarmos com a visão que os restantes colegas tiveram das actividades assim como da forma como construiram o seu e-portefólio, deixo a lista dos links.
CAEL - Lista de e-Portefólios da Turma
Bibliografia
As referência indicadas foram obtidas do contrato de aprendizagem. Ao longo deste portefólio indico mais algumas referências bibliográficas que considero ser interessantes.
Bibliografia Obrigatória
ACHTEMEIER, Sue D.; MORRIS, Libby, V.; FINNEGAN, Catherine L. (2003) "Considerations for Developing Evaluations of Online Courses". JALN 7, Issue 1.
BARBERÀ, E. (2006) “Aportaciones de la tecnología a la e-Evaluación”. RED. Revista de Educación a Distancia, Año V. Número monográfico VI. http://www.um.es/ead/red/M6/
CARR-CHELLMAN, Allison & DUCHASTEL, Philip (2000) "The ideal online course". British Journal of Educational Technology, Vol 31, Nº3 (229-241).
CATHERINE, McLoughlin; LUCA, Joe (2001) Quality in online delivery:What does it Mean for assessment in E-learning Environments? ASCILITE 2001 Conference proceedings.
HERRINGTON, Anthony; HERRINGTON, Jan; OLIVER, Ron; STONEY, Sue & WILLIS, Jackie (2001) "Quality Guidelines for online Courses:The Development of an Instrument to Audit Online Units" In G. Kennedy, M. Keppell, C. McNaught & T. Petrovic (Eds.) Meeting at the crossroads: Proceedings of ASCILITE 2001 (pp 263-270).
HOLSAPPLE, Clyde. W. & LEE-POST Anita (2006) "Defining, Assessing, and promoting E-learning Success: An information systems perspective". Decision Sciences Journal of Innovative Education, Vol.4 Nº1 (pp 67-85)
MASON, Robin; PEGLER, Chris & WELLER Martin (2004) "E-Portfolios: an assessment tool for online courses" British Journal of Educational Technology, Vol 35 Nº6 (717-727) http://www.sarasotaintranet.usf.edu/ir/Documents/DistanceLearning/mason.pdf
PRIMO, Alex (2006) "Avaliação em processos de educação problematizadora online". In: Marco Silva; Edméa Santos. (Org.). Avaliação da aprendizagem em educação online. São Paulo: Loyola, v. , p. 38-49. http://www6.ufrgs.br/limc/PDFs/EAD5.pdf
TINKER, Robert (2001) "E-learning Quality: The Concord Model for Learning from a Distance"NASSP Bulletin, Vol. 85, No. 628, 36-46
WISENBERG, Faye & STACEY, Elizabeth (2005) "Reflections on teaching and Learning Online:Quality program design, delivery and support issues from a cross-global perspective". Distance Education Vol.26, Nº3, (385-404) http://casat.unr.edu/docs/Weisenberg2005.pdfVONDERWELL, Selma.; LIANG, Xin & ALDERMAN, Kay (2007) "Asynchronous Discussions and assessment in Online Learning" Journal of Research on Technology in Education; Spring 2007; 39, 3; ProQuest Education Journals, pg. 309
Bibliografia Complementar
AMANTE, Lúcia (2009). "A Avaliação das Aprendizagens em Contexto Online: O E-portefólio como Instrumento Alternativo ". Actas da VI Conferência Internacional das TIC na Educação - Challenges 2009.
EHLERS U.D., GOERTZ L., HILDEBRANT B., PAWLOWSKI J.M. (2005).
Quality in e-learning. Cedefop Panoramaseries; 116. Luxembourg: Office for Official Publications of the European Communities, 2005. URL: http://www2.trainingvillage.gr/etv/publication/download/panorama/5162_en.pdfGRAHAM, Charles; CAGILTAY, Kursat; LIM, Byung-Ro; CRANER, Joni; & DUFFY, Thomas (2001) "Seven Principles of Effective Teaching: A Practical Lens for Evaluating Online Courses" The Technology Source, March/April
LEE-POST, A.(2009) "e-Learning Success Model: an Information Systems Perspective". Electronic Journal of e-Learning Volume 7 Issue 1, (61 - 70)
MATEO, J.; A. SANGRÀ (2007) – “Designing online learning assessment through alternative approaches: facing the concerns” European Journal of Open, Distance and E-Learning
Vídeos
Existem vários vídeos sobre avaliação e qualidade que podemos pesquisar. O colega Joaquim Pinto apresenta alguns no seu e-portefólio http://caeluajoaquimpinto.webnode.pt/videos
[ Este capítulo faz parte do meu e-portefólio de CAeL. Na figura em baixo cada objecto laranja possui um link para um capítulo]

domingo, 20 de fevereiro de 2011
Actividades, instrumentos e modalidades de avaliação em contexto online
|
Este capítulo faz parte do meu e-portefólio de CAeL. Na figura acima cada objecto laranja possui um link para um capítulo.
Apresentação da actividade
Tratou-se de uma actividade realizada em duas fases. Na primeira foi elaborado um trabalho em pequeno grupo, na segunda um debate com toda a turma. Esta actividade teve como objectivo proporcionar uma análise, reflexão e discussão sobre as modalidades/estratégias, instrumentos e actividades que têm vindo a emergir na literatura sobre avaliação das aprendizagens em contextos de educação/formação online.
Competências desenvolvidas
Definir e fundamentar diferentes modalidades, instrumentos e actividades de avaliação de aprendizagens em contexto online
Sequência das actividades
1º ) Constituição livre dos grupos.
Participei mais uma vez no grupo formado por: Ana Marmeleira + António Pedro + Eduarda Rondão + Joaquim Pinto + Margarida Marmeleira. Mais uma vez, gostei de trabalhar com este grupo, sendo o quarto trabalho em que participamos juntos, já conseguimos prever o tipo de ideias que cada elemento vai apresentar aproveitando ao máximo as características individuais de forma a melhorar a qualidade do trabalho.
2º ) Selecção do texto a trabalhar de entre os seguintes:
BArrett, H (200). "White Paper: Researching Electronic Portfolios and Learner Engagement". In Journal of Adolescent and Adult Literacy (JAAL-International Reading Association). http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.123.1428&rep=rep1&type=pdf
CATHERINE, McLoughlin; LUCA, Joe (2001) Quality in online delivery: What does it Mean for assessment in E-learning Environments? ASCILITE 2001 Conference proceedings. http://ascilite.org.au/conferences/melbourne01/pdf/papers/mcloughlinc2.pdf
HAMMOND, Michael (2005) “A review of recent papers on online discussion in teaching and learning in higher education” Journal of Asynchronous Learning Networks. http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.109.1716&rep=rep1&type=pdf
CATHERINE, McLoughlin; LUCA, Joe (2001) Quality in online delivery: What does it Mean for assessment in E-learning Environments? ASCILITE 2001 Conference proceedings. http://ascilite.org.au/conferences/melbourne01/pdf/papers/mcloughlinc2.pdf
HAMMOND, Michael (2005) “A review of recent papers on online discussion in teaching and learning in higher education” Journal of Asynchronous Learning Networks. http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.109.1716&rep=rep1&type=pdf
MASON, Robin; PEGLER, Chris & WELLER Martin (2004) "E-Portfolios: an assessment tool for online courses" British Journal of Educational Technology, Vol 35 Nº6 (717-727) http://www.sarasotaintranet.usf.edu/ir/Documents/DistanceLearning/mason.pdf
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
Mlearning: What is it? What's it look like? How’s it done?
What is mobile learning?
- The intersection of mobile computing and e-learning: accessible resources wherever you are, strong search capabilities, rich interaction, powerful support for effective learning, and performance-based assessment. eLearning independent of location in time or space.(Quinn, 2000, para. 5)
- The “exploitation of ubiquitous handheld hardware, wireless networking and mobile telephony to enhance and extend the reach of teaching and learning.”(Mobile Learning Network [MoLeNet], 2009)
- “Any form of learning that happens when mediated through a mobile device.”(Herrington et al., 2009)
- Mobile learning is more than just learning delivered and supported by handheld and mobile technologies. It is learning that is both formal and informal, context aware, and authentic for the learner.(Traxler, 2005, 2007, 2010)
Somme books to read:
Ally, M. (2009). Mobile Learning: Transforming the Delivery of Education and Training. AU Press, Athabasca University. Disponível em: http://www.aupress.ca/index.php/books/120155. This work is licensed under a Creative Commons License. It may be reproduced for non-commercial purposes, provided that the original author is credited.
Intended audience for this book
This book can be used by anyone who is interested in mobile learning in education and training. Faculty can use this book as a textbook in a course on “mobile learning” or “emerging technology in learning.” Faculty, researchers, teachers, instructors, and trainers can use this book to learn about mobile
learning and how to design learning materials for delivery on mobile technology. They can also use this book to become informed on current research and initiatives on mobile learning to learn best practices on mobile learning from other educators, trainers, and researchers. At the same time, business and government can use this book to gain knowledge on how-to design information and learning materials for delivery on mobile devices.
This book can be used by anyone who is interested in mobile learning in education and training. Faculty can use this book as a textbook in a course on “mobile learning” or “emerging technology in learning.” Faculty, researchers, teachers, instructors, and trainers can use this book to learn about mobile
learning and how to design learning materials for delivery on mobile technology. They can also use this book to become informed on current research and initiatives on mobile learning to learn best practices on mobile learning from other educators, trainers, and researchers. At the same time, business and government can use this book to gain knowledge on how-to design information and learning materials for delivery on mobile devices.
Goh, Tiong T. (2010). Multiplatform e-learning systems and technologies : mobile devices for ubiquitous ICT-based education. Hershey. ISBN 978-1-60566-704-1 (ebook).
Addresses technical challenges, design frameworks, and development experiences that integrate multiple mobile devices into a single multiplatform e-learning system. With contributions from international experts, this collection benefits researchers, academicians, and practioners interested in this growing field.
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
Diigo e Google docs - partilhar e colaborar para aprender
Tomei conhecimento desta apresentação através do blog elearning hoje que subscrevo, de uma mensagem no facebook e de mensagens no twitter (isto porque não tive tempo para assistir à Conferência Online de Informática Educacional - Coied, não queria faltar a estas conferências mas uma conjunção de factores levaram a faltar tempo para os trabalhos do mestrado e foi preciso optar)
iPhone capacidades para elearning
Estou a escrever sobre o iPhone mas poderia estar a escrever sobre outro dispositivo com características semelhantes (de outra marca).
Uma das possíveis vantagens do iPhone sobre o iPad parece estar no facto de o poder levar no bolso. Trata-se de um dispositivo com uma resolução de 960x640-pixel com (326 ppi) (link) e que apesar do tamanho das letras permite uma leitura razoável com o browser. Espera-se que as nova versão do iPhone e claro dos telemóveis da concorrência possuam um ecrã cada com maior definição.
Existem diversos exemplos de utilização de telemóveis no elearning. A imagem seguinte encontra-se neste site (link)
Quando pensamos em elearning, pensamos também em LMS, VLE, fóruns de discussão, wikis, blogues e outras ferramentas da Web 2.0 criadas para ecrãs grandes. Felizmente, apesar de algumas limitações provocadas pelo tamanho do ecrã, já é possível utilizar estas ferramentas em alguns dos novos equipamentos.
O tamanho do ecrã parece ser a chave, consigo imaginar dispositivos com a qualidade do actual iPhone com maior resolução ou com dois ecrãs como o Nitendo DS (link) ou Toshiba libreto (link) ou ainda com capacidade de projectar um ecrã e um teclado virtual (link).
![]() | ![]() |
---|
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
Escola obriga alunos a utilizar iPad
Uma escola privada norte-americana determinou que os alunos devem utilizar o equipamento iPad em substituição dos livros escolares.
A Web School of Knoxville, situada no estado do Tennessee, pretende que os alunos deixem de carregar o peso exagerado que o transporte dos livros escolares implica. Segundo o site Tecca, existe também o argumento de que o iPad disponibiliza outras oportunidades de ensino que os livros físicos não incluem.
A escola já reconheceu que algumas famílias não vão conseguir suportar o custo do iPad (que nos Estados Unidos custa aproximadamente 500 dólares), por isso concebeu um sistema que visa alugar o equipamento da Apple aos alunos por 200 dólares (cerca de 150 euros) por ano.
Os alunos não vão poder utilizar o iPad para outras funções que não estejam associadas a atividades escolares enquanto estiverem nas aulas. O acesso às redes sociais será bloqueado na rede escolar (ler notícia na exame informática).
Para saber mais consultar este link
Esta notícia poderia ser lida também assim: familiares mais velhos obrigam encarregado de educação a comprar iPad ;) Mais alguém quer uma máquina de jogos?
![]() |
---|
(na imagem um iCADE iPad Arcade Cabinet)
Pois eu vou esperar pelo iPad 2 ou por outro concorrente, existem rumores que afirmam que o iPad 2 terá um ecrã de 2048x1536 pixeis o dobro (ou melhor o quádruplo) da actual versão que tem uma resolução de 1024 por 768 pixeis.
Nota publicada em 5 Março 2011:
Tenho pena que os rumores não se tenham transformado em realidade. Gostava de ver no iPad2 um leitor de cartões e uma conexão usb.
Este equipamento aparenta ser melhor que todos os previstos para 2011. Se a concorrência não conseguir competir em termos de qualidade, talvez o possa fazer em termos de preço.
Este equipamento aparenta ser melhor que todos os previstos para 2011. Se a concorrência não conseguir competir em termos de qualidade, talvez o possa fazer em termos de preço.
terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
WebQuest: um desafio aos professores para os alunos
Este site disponibiliza informação sobre WebQuests, que são actividades contextualizadas e motivadoras, disponibilizadas na Web, propostas por professores
para serem resolvidas colaborativamente por um grupo de alunos.
Início WebQuest Componentes Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Duração Avaliar a WQ Recomendações Referências Exemplos
Subscrever:
Mensagens (Atom)