quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Recolha de Dados Online - Ferramentas para Entrevistas

Com a evolução das novas tecnologias e da Internet cada vez temos mais ferramentas que podem ser utilizadas para a realização de entrevistas.
Podemos utilizar ferramentas específicas para entrevistar indivíduos de uma determinada comunidade do ciberespaço. Por exemplo, se quisermos entrevistar pessoas que utilizem o facebook, podemos utilizar o próprio facebook, o mesmo com MSN ou com o Twitter. Imaginando que queríamos entrevistar pessoas que utilizam o SL então o chat do SL parece ser a tecnologia própria para esse fim.
De facto todas as tecnologias que permitam a troca de informação podem ser utilizadas. O importante é que os entrevistados se sintam confortáveis com elas e que essa tecnologia não faça o entrevistado gastar dinheiro ou tempo na instalação de software ou hardware específico.

A escolha da ferramenta, parece ser também um passo importante a dar no processo de investigação, uma escolha errada pode fazer perder tempo e reduzir a qualidade dos resultados.
Atendendo à estrutura da entrevista (Individual ou em grupo), podemos optar por utilizar:
Mail;
Skype;
Msn;
Gtalk;
Second Life;
Twiter;
Facebook;
entre outros.
Algumas ferramentas permitem entrevistar por vídeo-conferência, é o caso do http://www.chatride.com que tem a vantagem de não precisar de instalação ou o caso das ferramentas fornecidas pela http://www.elluminate.com. Até a skype já tem um serviço em testes para conferência em grupo.
Opções não faltam, há que conhecer e experimentar para se encontrar a mais adaptada ao que se pretende.
[Estas linhas são cópia integral do texto que o grupo "Almada Negreiros" publicou aqui]  

0 comentários:

Enviar um comentário