domingo, 12 de dezembro de 2010

CAEL - APRESENTAÇÃO OBJECTIVOS AVALIAÇÃO

CAEL
APRESENTAÇÃO
OBJECTIVOS
AVALIAÇÃO
i

Universidade Aberta (UA)
Mestrado em Pedagogia do Elearning (MPEL)
Unidade curricular Concepção e Avaliação em Elearning ( CAEL )
Docente: Professora Doutora Lúcia Amante.


Expectativas e Objectivos

Na unidade curricular Concepção e Avaliação em Elearning, o estudante é enquadrado na problemática da concepção de cursos de e-learning à luz dos referenciais sobre o design instrucional e da análise de modelos de avaliação da qualidade no universo da formação online. O estudante deve aprender a definir princípios e processos de avaliação da formação em cursos online, identificando indicadores relevantes para a aferição da qualidade destes nas suas várias vertentes. Pretende-se ainda, por outro lado, analisar a problemática da avaliação mas na sua perspectiva pedagógica, designadamente a avaliação das aprendizagens em contextos de formação online, seus fundamentos, suas modalidades, instrumentos e estratégias.
(in contrato de aprendizagem)

Competências

Pretende-se que, no final desta Unidade Curricular, o estudante tenha adquirido as seguintes competências:

Ao nível da concepção/avaliação dos cursos,
- Clarificar conceitos correlacionados com a qualidade em e-learning;
- Fazer o levantamento do conjunto de factores que determinam a qualidade dos cursos online;
- Caracterizar diferentes modelos de desenvolvimento de cursos online;
- Analisar e fundamentar um modelo/instrumento de avaliação de cursos online;

Ao nível da avaliação pedagógica,
- Caracterizar perspectivas e processos de avaliação das aprendizagens em contexto online;
- Identificar diferentes modalidades e instrumentos de avaliação de aprendizagens em contexto online. 
 (in contrato de aprendizagem)

Roteiro de Conteúdos

Tema 1 - A qualidade no ensino e aprendizagem em contexto online: Uma teia de factores
Tema 2 - Directrizes de qualidade no desenvolvimento/avaliação de cursos online
Tema 3 - Perspectivas sobre avaliação pedagógica: a avaliação das aprendizagens em contexto online.
Tema 4 - Actividades,instrumentos e modalidades de avaliação em contexto online

Os temas 1 e 2 pretendem abarcar a perspectiva da análise da qualidade dos cursos de e-elearning e dos factores que a determinam ao nível da sua concepção e implementação, bem como abordar modelos de avaliação da qualidade específicos do universo da formação online. Procura-se depois,  com os temas 3 e 4, discutir a avaliação numa outra perspectiva, ou seja enquanto processo inerente ao acto pedagógico, designadamente abordando a especificidade da avaliação das aprendizagens e o seu enquadramento e desenvolvimento no âmbito dos contextos específicos da formação online. 
 (in contrato de aprendizagem)

Ambiente de Aprendizagem

As actividades de ensino-aprendizagem desta unidade curricular decorrem na plataforma de elearning Moodle da Universidade Aberta. Todas as informações e actividades relativas a este módulo serão disponibilizadas em ambiente de classe virtual. É privilegiada a comunicação assíncrona, com relevo para o fórum de discussão. Tendo em conta as leituras, o acesso à plataforma, o downloading de ficheiros, eventuais pesquisas, a elaboração de reflexões individuais e a participação nos trabalhos de grupo ou nas discussões gerais, aconselha-se que cada aluno(a) programe semanalmente o seu trabalho.
Estima-se que, em média, cada mestrando possa disponibilizar 5 horas semanais para se ligar on-line, usando a plataforma para a participação nas actividades. Recomenda-se por isso a frequência diária deste módulo. 
 (in contrato de aprendizagem)

Avaliação e Classificação

A avaliação das aprendizagens será realizada com base nos seguintes elementos:
1) Realização das actividades propostas ao longo da UC (1,2, 3 e 4)
2) Participação na discussões
3) Elaboração de um e-portefólio

Critérios de Avaliação/Classificação

1) Realização das Actividades (8 valores)
- o produto da actividade revela a aquisição das competências previstas; é claro, conciso e denota reflexão sobre o tema.

2) Participação nas discussões da turma (6 valores)
CRITÉRIOS
INSUFICIENTE
BOM
EXCELENTE

(1-2 )
(3-4)
(5-6)

As contribuições não contribuiem para o progresso da discussão do grupo
Um bom número das contribuições é significativa
A maior parte das contribuições são significativas
SIGNIFICADO/



QUALIDADE
As contribuições repetem o que já foi apresentado/discutido
As contribuições relacionam-se com a discussão
São efectuadas boas perguntas e contribui com comentários pertinentes para a discussão.







As contribuições baseiam-se em repetições do que foi referido em fontes consultadas.
As contribuições desencadeiam boas discussões 
Apresenta alternativas sobre aspectos incoerentes ou conclusões superficiais.








Revê a sua opinião perante novos comentários/apreciações de colegas e professor.





TEMPO/ OPORTUNIDADE
Contribuições sempre em atraso
Contribui de modo irregular
Contribui enquanto a  discussão está activa  
FREQUÊNCIA


Participa em menos de 40% das discussões  
Participa em metade das discussões 
Participa em todas as discussões 
COLABORAÇÃO



É praticamente invisível a sua colaboração com os outros.

Em algumas actividades é demonstrada a sua capacidade de colaboração
É claramente colaborativo
Adaptado de: Porto Stella. C. (2005) "A avaliação da Aprendizagem no Ambiente Online". In R.V. Silva e A. V.Silva (eds.) Educação, Aprendizagem e Tecnologia. Edições Sílabo: Lisboa.

3) Elaboração do e-portefólio (6 valores)
O e-portefólio deverá ser desenvolvido ao longo do semestre, (utilizando uma ferramenta de Blog)constituindo-se como uma espécie de "Diário de Bordo" do percurso da UC. Nele se reúnem os produtos resultantes de cada actividade desenvolvida, bem como reflexões pessoais sobre o processo de trabalho subjacente à sua realização e outras que o estudante entenda incluir.
Este e-portefólio deverá ainda constituir-se como agregador de recursos diversos que o estudante entenda como pertinentes face aos temas em estudo, que complementem e enriqueçam a abordagem da temática.
(in contrato de aprendizagem)
 

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