Uma das actividades propostas na unidade curricular de Concepção e Avaliação em Elearning corresponde a um e-portefólio (ver CAEL - APRESENTAÇÃO OBJECTIVOS AVALIAÇÃO).
Vou utilizar, neste blogue, a etiqueta CAeL para agrupar textos com vista a realizar um portefólio digital para a Unidade Concepção e Avaliação em Elearning.
Vou utilizar, neste blogue, a etiqueta CAeL para agrupar textos com vista a realizar um portefólio digital para a Unidade Concepção e Avaliação em Elearning.
Procurarei utilizar um código de cores. Pretendo assinalar com a cor laranja mensagens que coloquei nos fórum de discussão. Utilizarei outras cores para mensagens publicadas por colegas ou para eventuais referências a terceiros.
Ao longo de cada uma dos temas, procurarei ir apresentando algumas reflexões sobre o decorrer das actividades desenvolvidas.
No esquema seguinte apresento a estrutura deste e-portefólio. Cada um dos blocos contém um link para um capítulo.
É possível utilizar a etiqueta CAeL para aceder a todo o portefólio, mas acredito que seja melhor a sua leitura através dos links laterais presentes neste blogue ou através da imagem que está presente no início e no fim de cada página.
O porquê de ter escolhido este blogue:
Foi pedido aos alunos para escolherem o local onde iriam publicar os seus portefólios. A minha escolha inicial correspondeu à proposta efectuada pela docente da unidade: o blogue. Existiam no entanto duas sugestões, a utilização do blogue criado por cada estudante no início do mestrado ou a criação de um novo. Alguns alunos colocaram também a hipótese de utilizar o Mahara. Sugeri à turma que utilizasse os blogues criados por cada um no início do mestrado mantendo o contacto com os leitores e garantindo que a informação não ficava dispersa por vários endereços.
Olá,
Eu sou a favor de experimentar todas as ferramentas/tecnologias disponíveis, contudo os nossos blogues já apresentam uma visibilidade que ultrapassou as barreiras do nosso curso e são visitados por uma vasta comunidade a nível global.
Sugiro que se publique nos blogues e que estes possam ainda ser enriquecidos com outras trabalhos/pesquisas que ainda não tenham sido por nós publicados e que possam servir de pistas para levar o estudo do elearning à comunidade fora deste curso.
Mesmo que se considere que o que publicámos até ao momento pode estar um pouco imberbe, sou da opinião que, no meio de tanta quantidade, alguma qualidade emerge.
Abraço
APedro
Eu sou a favor de experimentar todas as ferramentas/tecnologias disponíveis, contudo os nossos blogues já apresentam uma visibilidade que ultrapassou as barreiras do nosso curso e são visitados por uma vasta comunidade a nível global.
Sugiro que se publique nos blogues e que estes possam ainda ser enriquecidos com outras trabalhos/pesquisas que ainda não tenham sido por nós publicados e que possam servir de pistas para levar o estudo do elearning à comunidade fora deste curso.
Mesmo que se considere que o que publicámos até ao momento pode estar um pouco imberbe, sou da opinião que, no meio de tanta quantidade, alguma qualidade emerge.
Abraço
APedro
Olá,
A colega Marina escreveu que iria criar um blog para CAeL, o mesmo fez a Maria João.
Não partilho da mesma opinião.
Uma vez que o tema central do material publicado é o mesmo: o elearning, Penso que deveriam publicar no mesmo blogue que já utilizaram para as outras unidades curriculares.
A separação do trabalho efectuado para a UC de CAeL das restantes publicações é fácil de realizar, basta atribuir uma ou mais tag específicas, como por exemplo usar a tag CAeL, reparem que até é possível atribuir links a partes do trabalho que serão vistas como um todo, vejam o que fiz para PPeL:
Espero ter sido útil, até já
APedro
A colega Marina escreveu que iria criar um blog para CAeL, o mesmo fez a Maria João.
Não partilho da mesma opinião.
Uma vez que o tema central do material publicado é o mesmo: o elearning, Penso que deveriam publicar no mesmo blogue que já utilizaram para as outras unidades curriculares.
A separação do trabalho efectuado para a UC de CAeL das restantes publicações é fácil de realizar, basta atribuir uma ou mais tag específicas, como por exemplo usar a tag CAeL, reparem que até é possível atribuir links a partes do trabalho que serão vistas como um todo, vejam o que fiz para PPeL:
- Compilation of Learning Objects: LO
- Compilation of Annotated Bibliographies: AB
Espero ter sido útil, até já
APedro
Olá Alberto,
o que quis mostrar com os links é que é possível ter num blogue com muitas entradas os assuntos arrumados por tema. Para arrumar melhor é fazer mais tags (palavras chave), repara para PPeL eu tenho estas:
mas poderia ter criado mais tags e até com nomes mais explícitos
Abraço
APedro
o que quis mostrar com os links é que é possível ter num blogue com muitas entradas os assuntos arrumados por tema. Para arrumar melhor é fazer mais tags (palavras chave), repara para PPeL eu tenho estas:
mas poderia ter criado mais tags e até com nomes mais explícitos
Abraço
APedro
Apesar desta minha opinião inicial, senti mais de uma vez que deveria ter optado por outro suporte.
Olá,
Também não fiquei agradado com alguns testes que realizei no meu blogue geral e tenho estado a pensar num outro local para publicar, criei outro blogue e um wiki, mas ainda não me decidi. Entretanto gostei do local onde o Joaquim colocou o portfólio.
APedro
Também não fiquei agradado com alguns testes que realizei no meu blogue geral e tenho estado a pensar num outro local para publicar, criei outro blogue e um wiki, mas ainda não me decidi. Entretanto gostei do local onde o Joaquim colocou o portfólio.
APedro
Acredito que trabalhar com uma ferramenta específica, ou mesmo com outro blogue, permitiria que o trabalho final ficasse mais bonito ou até mais arrumado. No entanto penso que fiz bem em optar por este blogue que já tem alguma visibilidade e que pretendo manter vivo para além deste mestrado.
Para além do blogue, alguns colegas optaram pelo wiki, pelo Wix ou pelo webnode. Veja os links para os portefólios dos colegas que coloquei na página: CAeL-»Conclusão
Outras opções para construir um e-portefólio
Para além do blogue, alguns colegas optaram pelo wiki, pelo Wix ou pelo webnode. Veja os links para os portefólios dos colegas que coloquei na página: CAeL-»Conclusão
Sobre o Mahara:
O Mahara é um software Open Source (o que me agrada) dedicado à elaboração de e-portefólios, logo contém "tudo" o que se pode precisar para a gestão de um portefólio electrónico. No entanto, tem o inconveniente de precisar de um servidor dedicado.
O Mahara (Mahoodle) pode ser integrado no Moodle, assim como outros. Porém, é preciso estar consciente que alguns servidores gratuitos ou académicos poderão não manter o alojamento da informação para sempre (repare-se que os alunos costumam perder acesso ao Moodle quando terminam o curso).
Existe uma variedade de ferramentas para a elaboração de e-portefólios. Deixo de seguida uma lista não exaustiva.
Uma Lista de software para criação de e-portefólios:
ANGEL E-Portfolio
http://www.angellearning.com/products/eportfolio
EPET – E-Portfolio extension Toolkit
http://www.eportfolios.ac.uk/ePET
eXact Portfolio
http://www.giuntilabs.com/info.php?vvu=35
iWebfolio
http://www.nuventive.com/products_iwebfolio.html
LiveText
http://www.livetext.com
PebblePad
http://www.pebblelearning.co.uk
Rapid Progress File for PDP
http://rapidprojects.lboro.ac.uk/progress.html
TaskStream
http://www.taskstream.com/pub/electronicportfolio.asp
Elgg Learning Landscapes (Open Source)
http://www.elgg.com
Knowledge Exchange Exhibition and Presentation Toolkit | KEEP-Toolkit (Open Source)
http://www.cfkeep.org/html/index.php
Mahara Portfolio (Open Source)
http://www.mahara.org
OSP – Open Source Portfolio (Open Source)
http://www.osportfolio.org
Blackboard Portfolio for Vista and Campus Edition
http://www.blackboard.com/products/academic_suite/portfolio
Moofolio
http://www.moodlekurse.org
Exabis
http://docs.moodle.org/en/Exabis_e-portfolio_block
Factline Community Server – FCS
http://www.factline.com
Winvision – Digital Portfolio
http://www.winvision.nl/Products/EN/Products/Digital+Portfolio.htm
Scioware Portfolio Presentation Manager
http://www.concord-usa.com/scio_ppm.htm
[fonte: http://www.cel.agh.edu.pl/wp-content/uploads/2009/11/mosep_study.pdf alguns links foram alterados]
[Na figura em baixo cada objecto laranja possui um link para um capítulo deste e-portefólio]
0 comentários:
Enviar um comentário