segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A TEORIA DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA NA EDUCAÇÃO ON-LINE


Os ambientes virtuais de aprendizagem, pautados pela transparência de informação, podem ser as plataformas ideais para conseguir equilibrar as necessidades individuais de aprendizagem com a riqueza do conhecimento gerado em grupo através da cooperação. Esta é a visão Morten Flate Paulsen, professor de Educação On-line, director de Desenvolvimento da NKI Educação a Distância (www.nki.no) na Noruega e presidente do Eden (www.eden-online.org), entrevistado pela Formar.


(ler mais na Revista Formar, nº73 páginas 35-40)




Questões Respondidas:
  • Em resumo, como se opera esse equilíbrio?
  • Qual é a melhor forma de concepção dos ambientes de aprendizagem cooperativa?
  • Como distingue entre a aprendizagem individual, a aprendizagem cooperativa e a aprendizagem colaborativa. Pode explicarnos as diferenças?
  • Explique-nos de que forma o conceito CLIP levou ao reconhecimento da NKI como Partner Learning Services.
  • Em termos práticos, o que é que essa funcionalidade confere como vantagem aos estudantes?
  • Quais são as vantagens das páginas pessoais como veículos de aprendizagem nos media sociais?
  • Contudo, a transparência também levanta algumas questões, nomeadamente a privacidade. Como é que a NKI resolve esta situação?
  • Exemplifique com um caso prático.
  • Considera uma medida suficiente de transparência os tutores colocarem os percursos de aprendizagem on-line antes de os estudantes se inscreverem nas suas aulas?
  • Na sua opinião, que áreas precisam de maior transparência na educação on-line?
  • Em que consistem os planos de progressão individuais?
  • Esse registo é obrigatório ou voluntário?
  • Como se supervisionam os planos de progressão individuais?
  • Os tutores são avaliados pelas suas competências de facilitação. Mas devem os administradores e gestores dos LMS avaliar os conteúdos da Internet? Esta é uma questão ética. Quais os problemas que se colocam?
  • Porque são importantes a Web 2.0 e o software social no contexto da educação on-line?
  • Na sua opinião, quais os desafios actuais na educação on-line?
  • Que outros projectos europeus, nos quais participou, gostaria de destacar?

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