domingo, 28 de fevereiro de 2010

Levantar o Mundo


Arquimedes afirmava que, com o apoio certo (fulcro) e uma alavanca, podia levantar o Mundo.


Na actualidade, os economistas afirmam que o "fulcro" do Mundo caminha da Europa/América para a Ásia.


Se o Arquimedes vivesse hoje poderia escolher a Internet como alavanca e o seu ponto de apoio poderia ser o conjunto { Inglês, eLearning }; o Inglês por ser uma língua universal e o eLearning por facilitar aprendizagens globais. Note-se que este ponto de apoio é independente da localização terrestre e por isso, os cidadãos poderão contribuir para mover o mundo sem se preocuparem com a localização geopolítica para onde se desloca o fulcro.


Acredito que a Internet conseguirá sobreviver às tentativas de controlo dos diferentes governos e que o Mundo vai, a pouco e pouco, tomando a consciência que é preciso criar condições para que todos possam ser cidadãos de pleno direito.


O eLearning poderá ter um papel integrador entre as populações permitindo a partilha de aprendizagens e de boas práticas.


O meu contributo para levantar o Mundo recomeça, desde já, com este mestrado.

2 comentários:

Paula disse...

O apedro já está completamente imbuído do espírito de um verdadeiro mestrando. Se não soubesse que está no início de um curso em que se depositam elevadas expectativas, diria que este “post” era um extracto da introdução ou da conclusão da sua dissertação!
Quanto à sua aposta para “levantar o mundo”, tem bases sólidas e boas condições. Mas tudo é discutível, e nem sempre garantido. Com o domínio dos asiáticos, não há garantias que o inglês continue uma língua universal. Pergunto-me se não vamos todos “ficar de olhos em bico” para aprender a língua dos chineses. Mais uma achega: o acesso ao conhecimento via Internet não é grátis; se quiser aceder a determinados recursos (por ex., publicações) tem de pagar (mais).
Claro que esperar o melhor e contribuir dentro das suas possibilidades para um mundo mais perfeito é sempre positivo.

apedro disse...

Assertiva cara Paula.
Considero este post como a introdução para este blogue que de certa forma começa hoje, por ser o dia do arranque do curso.
Eu tenho a tendência em acreditar nas publicações livres, fica o custo do acesso à Internet.
A resistência ao "perigo amarelo" pode passar pela união das restantes cores ;) ou por "minar" esses povos a partir do interior de cada um dos seus indivíduos.

Enviar um comentário