Participar neste módulo permitiu melhorar a percepção do que sente um estudante no início de um curso em formato de eLearning.
Do ponto de vista da interacção do estudante com o professor é fundamental que ele domine as ferramentas que vai usar no curso. Dada a impossibilidade de aprender todas as ferramentas (estão sempre a surgir novas), considero que as bases para a sua aprendizagem foram lançadas com sucesso.
O módulo inicial pareceu-me ser fundamental para a criação do conceito de turma. Reitero a opinião deste grupo quando afirmo que a turma é a base do trabalho colaborativo e a riqueza deste curso.
Uma das hipóteses que levanto é que, num curso de eLearning sem o módulo de ambientação, demorará mais tempo a criação do conceito de turma. Entrar num grupo novo, mesmo para os elementos com mais experiência de contactos no ciberespaço, pode não ser tarefa fácil. Parece-me que os alunos que já estão embrenhados na realização das tarefas do curso terão dificuldades em despender tempo para estabelecer conexões com os colegas de trabalho.
Para a hipótese que levantei, contribuiu o facto de ter sentido (não sei se aconteceu o mesmo aos outros colegas) que o tempo dado aos novos membros não foi suficiente para a sua integração no grupo.
O facto de alguns alunos terem começado quando a maioria se dedicava à realização das tarefas, somado à ausência do fórum de apresentação (que esteve disponível mais tempo para os que iniciaram o curso mais cedo), pode ter contribuído para as diferenças de integração entre os elementos mais antigos e os mais novos.
A utilização do SL reforçou o conceito de turma, pois veio criar laços de entreajuda.
As tarefas realizadas no fórum foram úteis e permitiram sentir a dificuldade de trabalhar em modo assíncrono quando estamos sujeitos às intempéries das doenças, da falta de tempo e dos problemas técnicos. Com o decorrer do curso, penso que vamos melhorar a comunicação entre nós e conseguir ultrapassar a maioria dos imprevistos.
O conjunto de alunos do Mpel04 parece "giro", "agradável" e "competente". Sinto que tive sorte em integrar este grupo.
.
.
1 comentários:
O “conceito de turma” que o colega refere é de facto um aspecto interessante deste módulo de ambientação e que foi conseguido mesmo tendo em conta o facto de nem todos terem iniciado ao mesmo tempo.
As Matemáticas ajudam as pessoas a ter uma clarividência especial :-)
Enviar um comentário