segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Comunicar por waves (2)

Postei, neste blog, em 15 de Fevereiro de 2010 sobre Comunicar por waves. Nessa altura coloquei a hipótese do Wave misturar os conceitos de MSN e de Fórum.
O Jornal Público de 5 de Agosto tem uma notícia sobre a forma como o Google Wave chega ao fim sem nunca ter verdadeiramente começado:

O Google Wave – uma ferramenta de comunicação em tempo real que mistura o e-mail com o conceito de chat – e que estava em funções há cerca de um ano, foi dada como extinta pelo gigante tecnológico americano por falta de utilizadores.  


“O Wave não teve a adopção que nós gostaríamos que tivesse tido”, indicou Urs Holzle, da Google, num post do blogue oficial da empresa.


“Não planeamos continuar a desenvolver o Wave como um produto que se sustenta por si próprio, mas iremos manter o site pelo menos até ao final do ano e iremos estender a tecnologia nele usada a outros projectos da Google”.


O conceito do Wave era este: em vez de funcionar num sistema de mensagens trocadas entre utilizadores (que é o que acontece no e-mail, que se inspira no correio postal), os utilizadores do Wave criavam um tópico de conversa (chamado “onda”) que ficava centralizado no serviço da Google. A qualquer momento, um utilizador podia convidar um qualquer número de pessoas a participarem na conversa. Sempre que uma pessoa se junta à conversa, pode ler e modificar a toda a informação já colocada nessa “onda”. Os participantes não precisam de estar todos online no mesmo momento e, neste caso, a ferramenta assemelha-se ao e-mail. Mas, se estiverem online em simultâneo, é possível que todos escrevam na “onda” ao mesmo tempo e todos vêem – em tempo real e letra a letra – o que todos os outros estão a escrever.  
(...)



Penso que existe espaço na Web para as ideias avançadas pelo conceito Wave. Esta ferramenta não "pegou" talvez por os utilizadores estarem às voltas com uma grande variedade de ferramentas 2.0 e não terem tido tempo suficiente para descobrir de entre elas quais vão adoptar. Seis meses (para mim foram apenas 6 meses)  para uma ferramenta parece ser pouco tempo e para além disso em certa altura foi dificultada a adesão de novos membros à Onda o que deve ter retirado alguns entusiastas de cena. Acredito que a Google relance esta ideia, talvez com outro formato e com melhor publicidade.
Eu não gostei muito desta versão do Wave que considerei desorganizada, pecando pela possibilidade de corrigir as "falas" dos outros ao género Wiki. 
A Wave permite aos utilizadores ver um "vídeo" de como a Onda foi construída, possibilitando a quem entra de novo conhecer a dinâmica da construção da mensagem, mas esta ferramenta, tal como um Wiki, pode ir perdendo ideias e tópicos para discussão.

0 comentários:

Enviar um comentário