Nota: tenha em conta que o símbolo Indica um link para uma página externa.
Ficheiro em formato pptx para download no Google Docs: escrita colaborativa.pptx
Actividade Proposta
Optei por este tema, por sentir que a esmagadora maioria dos meus colegas professores do Ensino Básico e Secundário, desconhecem as ferramentas da Web2.0 que permitem trabalhar em documentos realizados colaborativamente.
Depois da experiência enriquecedora que constituiu os documentos colaborativos criados neste mestrado, senti necessidade de partilhar esta experiência, segundo o meu ponto de vista actual.
Opção inicial de publicação: vídeo a colocar no youtube.
Pareceu-me no início ser esta uma aposta de publicação eficiente para fazer transmitir a mensagem. No entanto, a publicação no SlideShare apresenta-se como uma opção também válida.
Fases do trabalho:
Ficheiro em formato pptx para download no Google Docs: escrita colaborativa.pptx
Actividade Proposta
- Concepção, desenvolvimento e publicação de um Recurso Educacional Aberto
- Elaboração do Registo / Reflexão sobre o processo de produção
Optei por este tema, por sentir que a esmagadora maioria dos meus colegas professores do Ensino Básico e Secundário, desconhecem as ferramentas da Web2.0 que permitem trabalhar em documentos realizados colaborativamente.
Depois da experiência enriquecedora que constituiu os documentos colaborativos criados neste mestrado, senti necessidade de partilhar esta experiência, segundo o meu ponto de vista actual.
Pareceu-me no início ser esta uma aposta de publicação eficiente para fazer transmitir a mensagem. No entanto, a publicação no SlideShare apresenta-se como uma opção também válida.
Fases do trabalho:
(o grau de satisfação com o resultado de cada fase está indicado como: Bom, Suf, Insuf, mau)
1º Pesquisa no Google de informação sobre escrita colaborativa. (Suf.)
2º Reflexão sobre o tema e primeiros rascunhos do guião em papel. (Suf.)
3º Criação da primeira versão do guião em PowerPoint. (Suf.)
4º Repetição de pesquisa com recolha de links. (Suf.)
5º Início da construção do vídeo, cenas iniciais. (Insuf.)
Decidi utilizar um conjunto de dados com letras e tentar numa forma de jogo a quatro mãos, criar várias palavras.
As recolhas de imagens foram realizadas com uma máquina de filmar fixa num tripé.
A construção do filme não me satisfez quer pela qualidade das imagens, quer pela duração que teve após a edição e montagem.
6º Decidi utilizar o jogo Scrabble com a mesma metodologia do ponto anterior. Mais uma vez, não gostei da montagem. (Insuf.)
7º Decisão de criar as peças do Scrabble uma a uma com um programa de desenho e utilizar fotografias de mãos. (Bom)
8º Testes de criação de mãos com recurso a programas de edição de fotografia e imagem. (Bom)
9º Testes de criação de peças de Scrabble com programa de desenho. (Bom)
A construção das palavras demora algum tempo, mas as imagens ficam com qualidade.
10º Decisão em procurar um tipo de letra gratuito com o desenho de peças de Scrabble. (Bom)
Encontrei este tipo de letra que é "free" para utilização não comercial: http://font.cc/766-scrabble.ttf.html
11º Elaboração das imagens para a sequência inicial, com um programa de desenho. (Bom)
12º Criei um conjunto de slides com o PowerPoint e testei a criação de um filme utilizando a apresentação de PowerPoint para criar a sequência de imagens. (Bom)
13º Procura de músicas com licença creative commons para colocar no filme (Bom)
decidi optar pelas músicas de http://www.jamendo.com
14º Escolha das músicas. A escolha das músicas foi difícil pela grande variedade de músicas disponíveis e por tentar encontrar um conjunto de músicas que não se tornasse monótono ou agressivo por exemplo: http://www.jamendo.com/br/album/28245. (Suf.)
15º Procura de exemplos de escrita criativa no ensino. (Suf.)
Quase todas as referências apontavam para o projecto que aparece em: http://saladeaula.wikispaces.com/Projeto+O+Lugar+onde+Moro
16º Reflexão os tipos de escrita colaborativa que podem existir. (Bom)
17º Pesquisa de imagens/filmes com autorização de remix que pudessem ser utilizadas no vídeo. (Bom)
18º Paragem quase total dos trabalhos devido à preparação de apresentação no Second Life (UC Comunicação Educacional) e excesso de trabalho para o local de emprego.
19º Início das dificuldades para estar sentado ao computador. (Mau)
20º Apresentação no Second Life.
21º Paragem forçada por incapacidade física para ficar sentado ao computador. (Muito Mau)
22º Retoma dos trabalhos e primeiros testes de montagem do vídeo. (Suf.)
23º Alarme com a quantidade de trabalho em atraso nas várias disciplinas. (Mau)
24º Decisão em não criar imagens com movimento, com recurso a programas de animação. Esta decisão foi tomada por falta de tempo e apresentou-se como uma contrariedade relativa ao guião (Mau)
25º Decisão em criar o vídeo com recurso quase só a slides de PowerPoint (Suf.)
26º Colaboração na construção dos murais virtuais em http://webcanvas.com/#-7288,-11457,1 e em http://two.drawball.com
27º Melhoria do guião e transformação do guião em apresentação de PowerPoint. (Bom)
À excepção das imagens assinaladas na apresentação com a indicação da origem e das imagens dos murais virtuais (em que participei), todas as outras imagens utilizadas foram criadas por mim com recurso a programas de desenho.
Decidi também utilizar uns "bonecos" que já tinha criado para a referida apresentação do Second Life.
28º Abandono da construção do filme, por não estar a incluir as cenas animadas que tinha projectado (Suf.).
Apesar do leitor poder deslocar a barra de visualização do filme, o seu controlo não é tão efectivo como numa apresentação de diapositivos.
Enquanto o vídeo não permite a colocação de links, a apresentação sim.
29º Finalização da apresentação em PowerPoint (Bom)
30º Tentativa de colocar a apresentação no Scribd. (Insuf.)
Vários slides apareceram sem alguns objectos, incluindo alguns textos.
31º Tentativa de utilizar o SlideShare. (Insuf.)
Nas primeiras tentativas, o servidor abortou ao fim de 3h de conversão.
Pesquisa sobre o limitação de tamanho do ficheiro a enviar. (Insuf.)
32º Decisão em converter o ficheiro para o formato OpenOffice (Insuf.)
A apresentação ficou em parte desformatada. Talvez não acontecesse se tivesse iniciado a apresentação no OpenOffice.
33º Decisão em enviar a apresentação em formato PDF para o Scribd e para o SlideShare (Insuf.).
No SlideShare apenas apareceram 33 slides.
No Scribd apareceram todos os slides, mas alguns textos continuaram a não serem exibidos.
34º Decisão em gravar a apresentação em formato ppt em vez de estar em pptx (Bom)
O ficheiro foi depois convertido em PDF e enviado para os dois receptores Scribd e para o SlideShare.
As anomalias no Scribd mantiveram-se, enquanto no SlideShare correu tudo bem, incluindo os links para as ligações externas.
35º Teste da apresentação do SlideShare em mais de um computador, com diferente tamanho de ecrã (Bom)
Surgiu a necessidade de alterar algumas cores de letra pois perderam qualidade na conversão.
36º Publicação neste blog.
Reflexão:
Este recurso constituiu a minha primeira experiência na construção de um REA de raiz. Senti dificuldades quando quis garantir que estava a criar um documento original. O facto de consultar muitas páginas da Web criou em mim o receio de criar algo que outra pessoa já tivesse criado.
Neste momento, parece-me mais simples adaptar um REA já existente do que criar um novo.
Outra dificuldade sentida esteve relacionada com a utilização de imagens. Foi difícil encontrar imagens válidas com direitos de utilização. Mesmo assim decidi utilizar uma imagem do Jogo Scrabble em vez de uma fotografia minha, pois queria testar como deveria incluir imagens de outros. Relativamente aos "bonecos", decidi trabalhar com os meus.
Encontrei alguns vídeos interessantes com direitos de remix e experimentei fazer um vídeo com partes deles. Fica a aprendizagem para o futuro.
Também, pela primeira vez, encontrei músicas com alguma qualidade com direitos de remix.
Este trabalho veio confirmar que "aprende-se fazendo" e que, por vezes, é necessário mudar a estratégia prevista com vista a melhorar o produto final.
Não fiquei esclarecido relativamente à utilização da escrita colaborativa nos ensinos básico e secundário. A ideia que tenho é que este tipo de escrita não se encontra generalizada.
Talvez pelos professores não terem experiência com Blogs, Wikis ou com o Google Docs ou talvez por ter estado doente no momento em que tinha destinado fazer mais pesquisas sobre aplicações da escrita colaborativa nos ensinos básico e secundário e não ter encontrado tantas referências à utilização da escrita colaborativa nestes níveis de ensino, como estava à espera.
1º Pesquisa no Google de informação sobre escrita colaborativa. (Suf.)
2º Reflexão sobre o tema e primeiros rascunhos do guião em papel. (Suf.)
3º Criação da primeira versão do guião em PowerPoint. (Suf.)
4º Repetição de pesquisa com recolha de links. (Suf.)
5º Início da construção do vídeo, cenas iniciais. (Insuf.)
Decidi utilizar um conjunto de dados com letras e tentar numa forma de jogo a quatro mãos, criar várias palavras.
As recolhas de imagens foram realizadas com uma máquina de filmar fixa num tripé.
A construção do filme não me satisfez quer pela qualidade das imagens, quer pela duração que teve após a edição e montagem.
6º Decidi utilizar o jogo Scrabble com a mesma metodologia do ponto anterior. Mais uma vez, não gostei da montagem. (Insuf.)
7º Decisão de criar as peças do Scrabble uma a uma com um programa de desenho e utilizar fotografias de mãos. (Bom)
8º Testes de criação de mãos com recurso a programas de edição de fotografia e imagem. (Bom)
9º Testes de criação de peças de Scrabble com programa de desenho. (Bom)
A construção das palavras demora algum tempo, mas as imagens ficam com qualidade.
10º Decisão em procurar um tipo de letra gratuito com o desenho de peças de Scrabble. (Bom)
Encontrei este tipo de letra que é "free" para utilização não comercial: http://font.cc/766-scrabble.ttf.html
11º Elaboração das imagens para a sequência inicial, com um programa de desenho. (Bom)
12º Criei um conjunto de slides com o PowerPoint e testei a criação de um filme utilizando a apresentação de PowerPoint para criar a sequência de imagens. (Bom)
13º Procura de músicas com licença creative commons para colocar no filme (Bom)
decidi optar pelas músicas de http://www.jamendo.com
14º Escolha das músicas. A escolha das músicas foi difícil pela grande variedade de músicas disponíveis e por tentar encontrar um conjunto de músicas que não se tornasse monótono ou agressivo por exemplo: http://www.jamendo.com/br/album/28245. (Suf.)
15º Procura de exemplos de escrita criativa no ensino. (Suf.)
Quase todas as referências apontavam para o projecto que aparece em: http://saladeaula.wikispaces.com/Projeto+O+Lugar+onde+Moro
16º Reflexão os tipos de escrita colaborativa que podem existir. (Bom)
17º Pesquisa de imagens/filmes com autorização de remix que pudessem ser utilizadas no vídeo. (Bom)
18º Paragem quase total dos trabalhos devido à preparação de apresentação no Second Life (UC Comunicação Educacional) e excesso de trabalho para o local de emprego.
19º Início das dificuldades para estar sentado ao computador. (Mau)
20º Apresentação no Second Life.
21º Paragem forçada por incapacidade física para ficar sentado ao computador. (Muito Mau)
22º Retoma dos trabalhos e primeiros testes de montagem do vídeo. (Suf.)
23º Alarme com a quantidade de trabalho em atraso nas várias disciplinas. (Mau)
24º Decisão em não criar imagens com movimento, com recurso a programas de animação. Esta decisão foi tomada por falta de tempo e apresentou-se como uma contrariedade relativa ao guião (Mau)
25º Decisão em criar o vídeo com recurso quase só a slides de PowerPoint (Suf.)
26º Colaboração na construção dos murais virtuais em http://webcanvas.com/#-7288,-11457,1 e em http://two.drawball.com
27º Melhoria do guião e transformação do guião em apresentação de PowerPoint. (Bom)
À excepção das imagens assinaladas na apresentação com a indicação da origem e das imagens dos murais virtuais (em que participei), todas as outras imagens utilizadas foram criadas por mim com recurso a programas de desenho.
Decidi também utilizar uns "bonecos" que já tinha criado para a referida apresentação do Second Life.
28º Abandono da construção do filme, por não estar a incluir as cenas animadas que tinha projectado (Suf.).
Apesar do leitor poder deslocar a barra de visualização do filme, o seu controlo não é tão efectivo como numa apresentação de diapositivos.
Enquanto o vídeo não permite a colocação de links, a apresentação sim.
29º Finalização da apresentação em PowerPoint (Bom)
30º Tentativa de colocar a apresentação no Scribd. (Insuf.)
Vários slides apareceram sem alguns objectos, incluindo alguns textos.
31º Tentativa de utilizar o SlideShare. (Insuf.)
Nas primeiras tentativas, o servidor abortou ao fim de 3h de conversão.
Pesquisa sobre o limitação de tamanho do ficheiro a enviar. (Insuf.)
32º Decisão em converter o ficheiro para o formato OpenOffice (Insuf.)
A apresentação ficou em parte desformatada. Talvez não acontecesse se tivesse iniciado a apresentação no OpenOffice.
33º Decisão em enviar a apresentação em formato PDF para o Scribd e para o SlideShare (Insuf.).
No SlideShare apenas apareceram 33 slides.
No Scribd apareceram todos os slides, mas alguns textos continuaram a não serem exibidos.
34º Decisão em gravar a apresentação em formato ppt em vez de estar em pptx (Bom)
O ficheiro foi depois convertido em PDF e enviado para os dois receptores Scribd e para o SlideShare.
As anomalias no Scribd mantiveram-se, enquanto no SlideShare correu tudo bem, incluindo os links para as ligações externas.
35º Teste da apresentação do SlideShare em mais de um computador, com diferente tamanho de ecrã (Bom)
Surgiu a necessidade de alterar algumas cores de letra pois perderam qualidade na conversão.
36º Publicação neste blog.
Reflexão:
Este recurso constituiu a minha primeira experiência na construção de um REA de raiz. Senti dificuldades quando quis garantir que estava a criar um documento original. O facto de consultar muitas páginas da Web criou em mim o receio de criar algo que outra pessoa já tivesse criado.
Neste momento, parece-me mais simples adaptar um REA já existente do que criar um novo.
Outra dificuldade sentida esteve relacionada com a utilização de imagens. Foi difícil encontrar imagens válidas com direitos de utilização. Mesmo assim decidi utilizar uma imagem do Jogo Scrabble em vez de uma fotografia minha, pois queria testar como deveria incluir imagens de outros. Relativamente aos "bonecos", decidi trabalhar com os meus.
Encontrei alguns vídeos interessantes com direitos de remix e experimentei fazer um vídeo com partes deles. Fica a aprendizagem para o futuro.
Também, pela primeira vez, encontrei músicas com alguma qualidade com direitos de remix.
Este trabalho veio confirmar que "aprende-se fazendo" e que, por vezes, é necessário mudar a estratégia prevista com vista a melhorar o produto final.
Não fiquei esclarecido relativamente à utilização da escrita colaborativa nos ensinos básico e secundário. A ideia que tenho é que este tipo de escrita não se encontra generalizada.
Talvez pelos professores não terem experiência com Blogs, Wikis ou com o Google Docs ou talvez por ter estado doente no momento em que tinha destinado fazer mais pesquisas sobre aplicações da escrita colaborativa nos ensinos básico e secundário e não ter encontrado tantas referências à utilização da escrita colaborativa nestes níveis de ensino, como estava à espera.
Os dois exemplos que apresento para a escrita colaborativa em sala de aula, sem recurso à Internet, foram adaptados de conversas que tive com alguns professores sobre se conheciam algum tipo de utilização de escrita colaborativa a realizar com alunos destes níveis de ensino. A maior parte dos trabalhos de escrita colaborativa transmitida por esses professores está relacionada com a criação de cartazes realizados em trabalhos de grupo.
Na criação do REA utilizei programas de computador gratuitos e programas pagos, o que em nada influenciou o trabalho final cujo resultado ficou independente destes.
Espero que a divulgação deste REA, permita que o número de trabalhos de escrita colaborativa nas nossas escolas aumente.
Na criação do REA utilizei programas de computador gratuitos e programas pagos, o que em nada influenciou o trabalho final cujo resultado ficou independente destes.
Espero que a divulgação deste REA, permita que o número de trabalhos de escrita colaborativa nas nossas escolas aumente.
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