segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Dois vídeos de muito bom gosto.





quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Internet Móvel: com velocidades até 43,2 Mbps

A Vodafone passou a disponibilizar aos seus clientes um serviço de banda larga móvel sobre a tecnologia HSPA Dual Carrier com velocidades até 43,2 Mbps.

Esta tecnologia está apenas disponível na capital e dentro de poucos meses estará disponível nas principais cidades (tinha algumas dúvidas que chegasse a todos os vales e encostas, mas parece que vamos ter um novo satélite europeu para cobrir todo o território ver link). Paralelamente nos estados unidos está a ser estudado como levar a internet móvel a 98% da população (ver link).

Com um tráfego ilimitado,os clientes da Vodafone poderão fazer o download de um ficheiro MP3 de 5MB em menos de um segundo, de um videoclip de 35MB em menos de seis segundos ou o download de um filme de 800 MB em menos de dois minutos.


Muito, muito mais rápido que a velocidade que temos hoje nas nossas escolas básicas e secundárias, onde apesar da "dita" fibra óptica instalada há mais de um ano, o acesso à Internet chega a parar para desespero de quem precisa dele na sala de aula. Por vezes parece que a aula está ligada por um modem de "encostar ao telefone" com velocidades de 300 Bps (menos de 0,3Mbps).













domingo, 3 de outubro de 2010

Academia Khan


The Khan Academy is a not-for-profit 501(c)(3) with the mission of providing a world-class education to anyone, anywhere.

We are complementing Salman's ever-growing library with user-paced exercises--developed as an open source project--allowing the Khan Academy to become the free classroom for the World.

Os textos que se seguem foram obtidos do Jornal Público online de 01.10.2010

Uma das cinco ideias que a Google espera que venham a mudar o mundo:


Academia Khan: O projecto propõe-se a colocar online conteúdos educativos de qualidade para toda a gente, de forma inteiramente gratuita. Esta biblioteca online dispõe já de cerca de 1600 vídeos didácticos ligados a temas como a Aritmética, Álgebra, Cálculo, Matemática, Química, Física, Economia e História. Tudo em Inglês.  Site: http://www.khanacademy.org/

Mais duas das ideias que a Google espera que venham a mudar o mundo:

Instituto Africano para as Ciências Matemáticas: É um centro de educação e investigação em ciências matemáticas instalado num subúrbio da Cidade do Cabo (África do Sul). A sua missão é preparar jovens africanos, esperando que estes venham a contribuir para o progresso do Continente onde nasceram. A disciplina rainha ensinada neste instituto é a Matemática, que serve de base a muitas outras ciências, como a Medicina, a Genética e as Finanças. Este projecto - que começou em 2003 com o apoio de várias universidades, incluindo Cambridge e Oxford - espera abrir delegações regionais em diferentes partes de África. Site:http://www.aims.ac.za/

Fundação FIRST: Esta fundação tem por missão promover a educação científica em todo o mundo através de concursos destinados a equipas de jovens que, devidamente ‘treinados’ por cientistas, participam em jornadas de exploração científica. Site: http://www.usfirst.org/